segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Porto Real é Primeira Novamente!!!

A cidade em que há mais chance de um raio cair na sua cabeça!


Desenvolvida e pacata cidade de 17 mil moradores no estado do Rio recebe 3 vezes mais descargas elétricas que o restante do Brasil.


Para cada quilômetro quadrado da cidade, caem 19,66 raios por ano (veja lista abaixo). A média do Brasil é 7. Significa dizer que a probabilidade de ser atingido por um raio por lá é aproximadamente três vezes maior que no restante do país. Entre as capitais, a campeã, Campo Grande, fica com 14.


Ainda é preciso considerar que o Brasil já é, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o país que mais recebe descargas elétricas do mundo. São 57 milhões delas anualmente, em média, muito a frente do segundo colocado, o Congo.


Apesar dos números temerosos, porém, desde que o Inpe começou a contabilizar as vítimas de raios no Brasil, no ano 2000, ninguém perdeu a vida em Porto Real. A principal explicação é básica: lá não tem tanta gente. Em Manaus, com menos raios por quilômetro quadrado, 16 pessoas morreram desde o ano 2000. A grande atração que Porto Real exerce sobre a eletricidade dos céus se explica pela geografia do local.


“Existe confluência da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira. A medida que elas se aproximam, o espaço para o ar passar diminui, o que faz com que ele acabe fluindo ao longo dos vales com maior velocidade e se choque com mais força com o ar quente da região, formando tempestades frequentemente”, explica Osmar Pinto Júnior, coordenador do ELAT.


Fonte: Marco Prate, Exame.com

Aviso aos pais, já que somos os primeiros em incidência de raios manter nossos jovens dentro de casa, pelo menos em época de chuvas e raios não tem motivo de deixar crianças soltas na rua com o tempo assim.(Blog)


Nenhum comentário:

Postar um comentário