Cultura

Município realiza a 2ª Festa do Produtor Rural

Cerca de 40 mil visitantes são esperados durante os quatro dias do evento


Porto Real

Pelo segundo ano consecutivo, é a vez dos produtores rurais, tanto do município quanto de outras localidades, serem homenageados com festa e programação voltadas para eles e também para a população. De 29 de maio a 1º. de junho (quinta a domingo) acontece, no Rancho Primavera, situado à Rua Fernando Bernardelli, 380, no Centro, a 2ª. Festa do Produtor Rural de Porto Real. São cerca de 40 mil m² de espaço que abrigarão atrações como shows, bandas regionais, provas de laço e tambores, torneio leiteiro, pastoreio com cães, praça de alimentação e estandes de produtos relacionados com o meio rural, para comercialização.

Para o diretor de Agronegócios, lotado na secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo José de Alvarenga, a festa tem o intuito de dar continuidade à do ano anterior, quando foi incluída no calendário oficial de eventos do município. “A festa tem o cunho de incentivar a produção rural na cidade; objetivamos manter o produtor no campo, e este evento é um grande estímulo para isso”, garante Alvarenga, que ainda afirma serem esperadas cerca de quatro mil pessoas nos quatro dias de festa.

A programação tem início às 9h do dia 29, com a primeira ordenha dos animais. São cerca de 30 animais inscritos para o torneio. Até o dia 1º. os visitantes poderão conferir provas de Tambor e Baliza, que já registram 80 cavalos participantes; e pastoreio com cães Border Collie e Team Peaning, onde a participação de 30 trios já está confirmada. “As provas têm a intenção de promover a integração entre os produtores do município com os da região e dos estados vizinhos, que também participarão, como São Paulo e Minas Gerais”, informa o diretor de Agronegócios.

Neste ano o último dia de ordenha do Torneio Leiteiro será realizado no domingo (1º.), às 15h, quando haverá a premiação do gado vencedor. Todas as categorias serão premiadas no final de cada etapa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Eduardo Linhares, a festa significa um momento de valorização. “Será um espaço onde todos os produtores do município, sejam eles agrícolas, pecuaristas ou criadores de equinos, se reunirem. Isso vale tanto para os da cidade quanto para os da região, promovendo a integração do setor de agropecuária, a troca de experiências, o conhecimento de boas práticas do ramo e também, é claro, oferecer um ambiente de descontração e de comemoração”, analisa Linhares.

“A expectativa é muito grande. É com muita satisfação que estamos organizando esse evento. Ano passado foi a primeira vez que realizamos a Festa do Produtor Rural e foi um sucesso absoluto. Além de ser uma forma de homenagear os produtores da nossa Porto Real,  incentivamos a continuidade da agropecuária, que ainda é tão presente em nossa cidade. Precisamos manter viva essa cultura e forma de vida que permanece desde os primeiros colonos italianos vindos para o município. No que depender dessa administração a festa terá bastante êxito”, considerou a prefeita Cida.

Confira a programação:

 Shows:                                     Provas:
30/05 (Sexta-feira)                       30/05 (Sexta-feira)
20h: André Passos                       20h: Team Peaning
23h: Moda Universitária

31/05 (Sábado)                             31/05 (Sábado)
20h: Tiago Oliveira                        10h: Tambor e Baliza
23h: João Lucas & Rodrigo             20h: Team Peaning



01/06 (Domingo)                        01/06 (Domingo)
20h: Mistura do Forró        11h: Pastoreio com Cães Border Collie
                                               18h: Team Peaning- Final

Torneio Leiteiro:
Grupo 2 ordenhas:                 Grupo 3 ordenhas:
Quinta: 9h e 21h                    Quinta: 15h e 23h
Sexta: 9h e 21h                      Sexta: 7h, 15h e 23h
Sábado: 9h e 21h                   Sábado: 7h, 15h e 23h
Domingo: 9h                           Domingo: 7h e 15h

E ainda:

GTA e Exame de Brucelose e Tuberculose (Bovinos)
GTA e Exame de AIE/ MORMO (Equinos)


Divisão de Comunicação Social
Secretaria de Governo da Prefeitura de Porto Real