domingo, 27 de maio de 2012

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira.

27/05/2012 - 13h49

 (Clique na imagem acima e faça sua inscrição)


Brasília – A partir das 10h de amanhã, candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão se inscrever para participar das provas que serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. O prazo termina em 15 de junho e as inscrições serão feitasexclusivamente pela internet. Em 2011, o exame recebeu mais de 6 milhões de inscrições.



A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento, que deverá ser efetuado até 20 de junho por meio do boleto que será gerado durante a inscrição.



Desde 2009, o exame ganhou importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O Enem também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.



Imagem: extra.globo.com



A prova é feita durante o fim de semana. No primeiro dia do exame, sábado, os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.



Para 2012, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou mudançasnos critérios de correção da redação com o objetivo de tornar o processo mais objetivo e reduzir a margem de erros. O editalcom todos os detalhes do exame foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.


Exame deste ano vai ter maior rigor na gestão de riscos, afirma ministro.


O ministro explicou as mudanças efetuadas para garantir a segurança no Enem deste ano, como o aumento do rigor na gestão dos riscos. “Embora não tivéssemos nenhum problema de logística na aplicação do Enem em 2011, triplicamos os itens de checagem na gestão e na logística para este ano”, afirmou. “Antes, eram 1,2 mil itens; agora, serão 3.449 pontos monitorados.”



Mercadante ainda destacou as mudanças nas normas de correção da redação, com critérios de mais objetividade para evitar discrepância nas notas finais entre os diferentes corretores.





Fonte:Agência Brasil, Portal MEC.




"AMIGOS LUGARES E SERVIÇOS QUE VALEM
A PENA, CONFIRAM!!!"






Nenhum comentário:

Postar um comentário