segunda-feira, 6 de maio de 2013

Óleo vasa e polui Rio Paraíba!!!

Tubulação de óleo diesel se rompe e polui Rio Paraíba do Sul

 mancha1

Uma tubulação de óleo diesel, pertencente à empresa Transpetro, ligada à Petrobrás, se rompeu na noite do último domingo, dia 5, às margens da RJ 161 (Estrada da Limeira), no município de São José do Barreiro. O líquido acabou contaminando o Rio Formoso, que integra a bacia do Rio Sesmarias e deságua no Rio Paraíba do Sul,em Resende. Segundo a prefeitura de Resende, foram derramados aproximadamente 8 mil litros do combustível.

 

Em nota, a Transpetro informou que o vazamento foi gerado após o furto de uma válvula na tubulação. O líquido começou a jorrar atingindo o solo e alcançado o Rio Formoso. Segundo a empresa, funcionários atuaram durante toda a manhã de segunda e no começo da tarde o vazamento foi estancado.


No começo da tarde de segunda, o óleo já era visto no Rio Sesmarias e no Rio Paraíba do Sul. Um forte odor de combustível era exalado pegando de surpresa quem passava pelas pontes sobre ambos os rios.


A nota da Transpetro diz ainda que foi efetuado o boletim de ocorrência e que a empresa aguarda agora o “resultado da investigação sobre o furto e na consequente punição de criminosos que, agindo de forma leviana e irresponsável, colocam em risco a segurança e a saúda da população”.


A prefeitura de Resende também se pronunciou, em nota, e disse que vem mantendo contato com os engenheiros da Transpetro e com as autoridades ambientais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Instituto Estadual do Ambiente (INEA-RJ) e com a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (CETESB) do Estado de São Paulo.


Segundo a concessionária de saneamento de Resende, o vazamento de óleo não afetou a captação de água no município.  Já a Prefeitura de Barra Mansa informou que foi notificada pelo Inea do vazamento, mas que até o começo da tarde o vazamento não prejudicava a captação.

Fonte: Jornal Beira Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário