quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prefeita Visita Peugeot!!!

Prefeita eleita de Porto Real visita obras na Peugeot



 
A atual vice-prefeita, e candidata eleita nas últimas eleições em Porto Real, Maria Aparecida da Rocha Silva, a Cida (PDT), esteve nesta quarta-feira (28), junto de integrantes do governo municipal nas instalações do Centro de Produção da PSA Peugeot Citroën.
A visita foi para conhecer as melhorias que estão sendo realizadas dentro do plano de ampliação da capacidade de produção da unidade industrial, e do projeto de aumento do parque de fornecedores da empresa na região.
 


- A visita foi excelente, não tinha ideia de como era fabricado um carro na nossa cidade. E foi um crescimento muito grande e continua sendo. Acho que todos aqueles que puderem visitar a fábrica PSA que venham, porque é uma coisa maravilhosa - disse Cida.

Ela ainda falou sobre a importância de valorizar a produção regional.

- Nós temos que dar mais valor nos carros que são fabricados em Porto Real, porque com isso nós vamos ter um crescimento ainda maior para a nossa cidade e população - acrescentou.

Cida disse que durante o atual mandato, o qual foi vice-prefeita, já houve uma parceria positiva entre governo municipal e PSA Peugeot Citroën e a tendência é que a união entre as duas partes se estreite e melhore ainda mais.

- A expectativa é muito boa e a tendência é que melhore ainda mais. Porque nós precisamos dessa parceria, e temos que continuar tendo ela, tanto para o crescimento das fábricas como da cidade de Porto Real - falou.

O vice-prefeito eleito, José Roberto Pereira da Silva (PSD) também comentou sobre a importância da visita e do trabalho em conjunto entre a prefeitura e a montadora.

- Eu vim na condição de vice-prefeito eleito conhecer os novos ajustamentos que estão acontecendo neste momento e começarmos um trabalho mais próximo. Com certeza a prefeitura trabalhando mais próxima da PSA que é extremamente importante para o nosso município - analisou.

- A questão do projeto Cluster - que visa trazer empresas terceirizadas para Porto Real - traz para cá uma série de novas empresas, e isso é de interesse da prefeitura, em função disso, nós estamos estreitando a relação com a PSA para buscarmos o melhor caminho, e a melhor política para receber essas empresas - finalizou.

Melhorias

O Centro de Produção de Porto Real está passando por obras e recebendo novos equipamentos para ter sua capacidade ampliada, em uma primeira fase, de 29 veículos/hora para 40 veículos/hora no início de 2014. O aumento da capacidade de produção da unidade industrial faz parte do Plano de Investimentos de R$ 3,7 bilhões que a PSA Peugeot Citroën está fazendo desde 2011 e a previsão é que vá até 2015 no Brasil. Estes investimentos estão sendo destinados também para as áreas de Pesquisa e Desenvolvimento e o lançamento de novos produtos.

A Diretora do Centro de Produção, Ana Isabel Fernandes explicou que as melhorias serão gradativas.

- A previsão é que aumente em um terço da capacidade produtiva da fábrica, e normalmente toda essa capacidade estará ao dispor do mercado a partir do início de 2014, onde nós estaremos a produzir 40 veículos por hora. A partir de março do ano que vem estaremos produzindo 32 veículos por hora, e mais oito no início de 2014 - informou.
Ana ainda revelou que com os novos investimentos, em meados de março e abril do ano que vem, o novo modelo: 208 será fabricado em Porto Real, onde já se produz os modelos: Peugeot 207, 207, SW, 207 Passion, Hoggar e os Citroën C3, Aircross e C3 Picasso.

Além da Fábrica de Veículos, o complexo industrial é composto pela Fábrica de Motores e a Unidade de Usinagem de Motores. No total, o centro de produção conta com cerca de quatro mil trabalhadores efetivos, incluindo funcionários da produção e também de outras áreas, como engenharia, tecnologia da informação, recursos humanos e financeiro.

Mercado

Atualmente, os veículos produzidos no Brasil atendem ao mercado nacional e também são exportados para países como Argentina, Uruguai e Equador. Do total de 1 milhão de automóveis produzidos até hoje no centro de produção brasileiro, 15% foram exportados.

Mais empregos

De acordo com a Diretora de Recursos Humanos e Informática América Latina da PSA Peugeot Citroën, Monice dos Santos, o crescimento da fábrica irá estimular a contratação de mão de obra.

- Sem dúvida essa expansão da capacidade de produção da fábrica, que está prevista para 2013, influência no número de contratação de mão de obra. E esse trabalho já começou. A primeira coisa que estamos fazendo é internamente, fizemos um programa com todos os nossos colaboradores, de "indique um amigo", onde recebemos 1700 currículos que vieram através disso, e pessoas locais da comunidade, de cidades vizinhas, mais principalmente de Porto Real, muitas delas já começaram a formação, e em janeiro, agora, 90 dessas pessoas que estão em formação serão contratadas. E isso vai se expandir de acordo com a demanda e aumento da capacidade - disse.
Monice informou que atualmente a estimativa para a contratação durante o ano de 2013 é de 500 novos postos de trabalho, mas, isso pode ser ajustado de acordo com a demanda.


A diretora explicou que vê de forma muito natural a vindo de outras empresas para a região Sul Fluminense e afirmou que é mais um benefício para os moradores dessas cidades.

- O que existe é uma concorrência saudável pela mão de obra e a população da região acaba ganhando. As montadoras vieram, se instalaram, e como consequência desenvolvem a sua mão de obra e a população acaba saindo ganhando no final. E as pessoas acabam tendo uma maior possibilidade de escolha - avaliou.

Monice ainda falou dos reflexos da crise econômica europeia no mercado nacional.

- É um grupo multinacional, então, não somos isentos dos reflexos da situação na Europa, já que somos parte desse grupo. Se a situação não está bem na Europa temos que ser mais rigorosos e cuidadosos. Na questão da contratação para o aumento da capacidade, isso também é para ajudar a situação do grupo. O mercado brasileiro é um mercado em expansão, pensamos em vender mais, e, por isso precisamos produzir mais, então essa contratação para o aumento da capacidade não se viu afetada com a situação do grupo no momento - afirmou.


Fonte: Diário do Vale. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário