sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Doe Sangue, Doe Vida!!!


Hemonúcleo comemora dia do doador de sangue em Resende

Resende

Durante toda a próxima semana, os doadores de sangue do Hemonúcleo de Resende receberão uma homenagem especial, com lanches especiais e distribuição de camisas. A iniciativa do Núcleo de Hemoterapia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, é em comemoração ao Dia do Doador de Sangue (dia 25 de novembro).

A doação de sangue pode ser feita das 7 horas às 10h45m e das 13 às 15 horas, no Hemonúcleo, que funciona ao lado do Hospital de Emergência, na Avenida Marcílio Dias, 800. Já o agendamento para grupo superior a quatro pessoas deve ser feito previamente, pelo telefone (24) 3381-4834, com a enfermeira Ana Mattos. No dia da doação é necessária a apresentação de um documento oficial, como carteira de identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho.



- Precisamos da colaboração de todos, pois a unidade de Resende abastece todos os hospitais públicos e privados do município e da região - explicou o coordenador do Hemonúcleo, o médico hematologista Paulo Marcos Faria.

Estão aptos para doar sangue os homens e as mulheres com idade entre 18 e 67 anos, com peso acima dos 50 quilos. Todos os doadores passam por avaliações e fazem, gratuitamente, um exame completo para indicar a existência de possíveis doenças transmissíveis pelo sangue. O resultado fica disponível em 20 dias e deve ser retirado pelos próprios doadores no Hemonúcleo.

A orientação para os doadores é não estar em jejum no dia da coleta, evitando também o consumo de bebida alcoólica e alimentos gordurosos nas 24 horas anteriores à doação. Caso o doador esteja fazendo uso de algum medicamento, o mesmo deverá ser levado na triagem, que fará uma avaliação prévia antes de autorizar a doação.

Jogos Florais

Nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, a partir das 19 horas, na Casa da Amizade, acontece o encerramento da 32ª edição dos Jogos Florais, realizado anualmente pelo Grêmio Literário de Resende, com apoio da Prefeitura, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, e pela Casa da Amizade de Resende.

Neste ano, o concurso, que teve como tema "Doar Sangue é Um Ato de Amor", reuniu 40 concorrentes e os vencedores serão conhecidos também nesta sexta-feira, quando também serão feitas homenagens aos colaboradores Arísio Maciel, Simplício, Chico Fortes, Professor Panizuti e Cida Paiva, e ainda ao CONFIAR, como Destaque Social Comunitário 2012; ao superintendente de Eventos, Wagner Camilo; e também será feita uma homenagem especial ao motorista Edson do Nascimento, doador de sangue desde 1999.


Fonte: Diário do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário