terça-feira, 31 de julho de 2012

Curso gratuito de empreendedorismo rural.

Senar e Sebrae oferecem curso de empreendedorismo rural.



BARRA MANSA


As inscrições para o curso que aborda o empreendedorismo rural ainda estão abertas que começa quinta-feira. O objetivo desse projeto é oferecer aos produtores rurais a oportunidade de transformar em realidade os projetos que eles têm. As atividades vão se estender durante quatro meses.





Esse projeto resultou da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o Sebrae. "Este programa oferece ao produtor rural as ferramentas do empreendedorismo no agronegócio, ampliando sua capacidade de gestão e análise das oportunidades do mercado. Assim, ele pode administrar melhor sua propriedade obtendo melhores resultados", comenta sobre o projeto, o diretor do Sindicato Rural da cidade, Adilson Rezende.





Durante cada encontro, que irá ser semanal, os participantes recebem várias informações nas áreas de planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos, avaliações, econômicas, financeiras, ambientais e políticas sociais. "O programa busca dar ferramentas para um diagnóstico que retrate o que está acontecendo na propriedade, respondendo sobre a sobrevivência econômica e financeira da empresa ao longo prazo", afirma o diretor da pasta Agropastoril da ACIAP, Jair Medeiros. A entidade é parceira na realização do programa no município.




As inscrições e mais informações sobre o programa empreendedor rural, podem ser obtidas no Sindicato Rural de Barra Mansa, no telefone (24) 3323-1139, lembrando que o curso é gratuito.



Fonte: A Voz da Cidade.

Parceiros que Geram Renda em Nosso Municipio



sábado, 28 de julho de 2012

Menino de 12 anos é espancado no Freitas Soares!!!

Casal é preso por espancar menino de 12 anos em Porto Real!!!



Um casal foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira, suspeito de torturar um menino de 12 anos, em Porto Real. De acordo com a polícia, a mãe da vítima, de 31 anos, teria autorizado o padrasto, de 35 anos, a espancar o menino.



O espancamento teria acontecido na noite desta terça-feira(24), na casa da família, no Bairro de Freitas Soares.



Os tios do menino notaram os machucados e tentaram levá-lo ao hospital. Como a mãe não deixou, eles denunciaram o casal. O menino passou por exame de corpo de delito no IML de Resende, onde foi comprovada as lesões. Com isso, foi decretada a prisão do casal. Se condenados, eles podem pegar até oito anos de prisão.



A mãe já perdeu a guarda do menino, que vai ficar com os tios. A polícia informou ainda ela tem duas filhas, que também devem ficar com parentes. O Conselho Tutelar acompanha o caso.



Veja O Vídeo



Fonte: Polícia Civil (Reportagem TV Rio Sul)

terça-feira, 24 de julho de 2012

Suspeito de Tráfico é preso no BNH!!!

'Fofinho' é preso sob suspeita de tráfico no bairro Novo Horizonte.




PORTO REAL

Uma operação deflagrada no bairro Novo Horizonte, conhecido como BNH, culminou na prisão de Anderson Luiz de Andrade, 27 anos, o ‘Fofinho’, suspeito de tráfico de drogas, no sábado. A prisão foi efetuada pelo cabo Vilson e soldado De Oliveira, do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo), sob a supervisão do primeiro-tenente Vaz, comandante da 3ª Companhia de Porto Real, com o soldado Ferreira.


De acordo com o registro de ocorrência feito na 100ª Delegacia Legal de Porto Real, os policiais receberam denúncia que apontava que estaria ocorrendo tráfico de drogas na casa de ‘Fofinho’, situada na Rua Quatro, no bairro mencionado. No início da noite de sábado, a equipe policial se dirigiu até a localidade, onde realizou campana.



Durante a ação, a PM abordou um jovem, de 25 anos, que acabara de adquirir droga com ‘Fofinho’. Com o rapaz, foi encontrado um papelote de cocaína. Na ocasião, Anderson teria tentado subornar os policiais oferecendo propina no valor de R$ 500, porém, sem êxito.



Após autorização do suspeito, os policiais vasculharam a residência. No decorrer das buscas, foram apreendidos: material para endolação; trouxinha de maconha; uma pistola da marca Taurus HC Plus calibre 380, com carregador; 42 munições; e a quantia de R$ 380.



Anderson e o rapaz, de 25 anos, foram levados para a delegacia. ‘Fofinho’ foi autuado por tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e corrupção ativa. O outro jovem foi indiciado por porte de droga para consumo próprio e, posteriormente, liberado. Após perícia no Instituto de Criminalística Carlos Éboli (Icce), verificou-se que eram cocaína (oito decigramas) e maconha (dois gramas e cinco decigramas). 


Fonte: A Voz da Cidade


Parceiros que Geram Renda em Nosso Municipio.

terça-feira, 17 de julho de 2012

AIDS aumenta a prevenção!!!

EUA aprovam uso de remédio que previne infecção pelo vírus HIV.

Da BBC Brasil


Brasília – Autoridades norte-americanas aprovaram pela primeira vez o uso de um medicamento destinado a prevenir a infecção pelo vírus HIV. A droga, chamada Truvada, poderá ser usada por pessoas classificadas em grupos de risco ou que mantenham relações sexuais com parceiros soropositivos.



Um estudo feito em 2010 mostrou que o remédio diminui entre 44% e 73% o risco de contágio pela aids. No entanto, críticos do medicamento dizem que ele poderá criar uma falsa sensação de segurança em relação à doença.



O governo dos Estados Unidos informou que o Truvada deverá ser usado inserido em "um plano amplo de prevenção do HIV, que inclui o uso de preservativos e de exames de detecção do vírus.


Droga é destinada a prevenir a infecção pelo vírus HIV.




Edição e inserção de imagens: Sidney Azevedo.

O QUE FAZ UM PREFEITO?!

Antes de votar, eleitor precisa conhecer atribuições de prefeito.


Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil



Brasília – Os quase 140 milhões de eleitores que irão às urnas no pleito municipal de outubro devem estar atentos às promessas dos candidatos ao cargo de prefeito. Administrador direto de sua cidade, ele tem deveres e restrições. É comum, por exemplo, um candidato prometer na campanha investimentos em segurança pública – parte dessas competências, porém, é do estado e não do município, de acordo com a Constituição.



Nesse item, a incumbência do prefeito se limita à criação de Guarda Municipal ou ações de prevenção como a garantia de uma boa iluminação pública em suas cidades. A finalidade da Guarda Municipal é preservar os bens públicos e não desenvolver ações de proteção direta do cidadão, que cabem às polícias Militar e Civil, sob o comando dos governadores.




Na área da educação, cabe ao gestor municipal investir na construção e preservação de creches, bem como escolas de educação infantil e ensino fundamental.



Além disso, a Constituição de 1988 municipalizou os serviços de saúde. Ao criarem o Sistema Único de Saúde (SUS), os constituintes transferiram às cidades a responsabilidade pelo setor. Cabe aos prefeitos garantir os recursos necessários para a implementação de ações como a avaliação de programas locais e a administração de hospitais, centros e postos de saúde, desde que obedeçam à legislação do SUS, de competência federal.



Outro ponto temático comum nas campanhas eleitorais para prefeito é a melhoria do transporte público. O prefeito é responsável por garantir transporte coletivo de qualidade ao cidadão. No entanto, quando esse transporte integrar regiões metropolitanas, a competência fica com o governador.



É competência do prefeito, ainda, de acordo com o Artigo 30 da Constituição, investir na urbanização da cidade que administra. Para tanto, ele deve desenvolver projetos definindo, por exemplo, se determinada região será residencial ou comercial. Outras ações como pavimentação e manutenção de ruas, além da coleta de lixo, também são de responsabilidade dos prefeitos.



Para implementar todos esses programas, o administrador municipal terá à disposição recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviços (ISS), além da prerrogativa de criar impostos e taxas para execução de políticas públicas em prol da comunidade. É o caso, por exemplo, de taxas de iluminação cobradas na conta de energia que o cidadão recebe.


As cidades de menor densidade populacional, porém, dependem, quase que totalmente, dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios para implementar políticas públicas.


Pátio da Peugeot

Edição: Talita Cavalcante e Nádia Franco 
Inserção de Imagens: Sidney Azevedo


Parceiros que Geram Renda em Nosso Municipio


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Gripe A mata mais de 100!!!

Região Sul já registra 108 mortes por gripe A este ano.

Fernando César Oliveira
Repórter da Agência Brasil



Curitiba – Com mais nove vítimas no Paraná e quatro no Rio Grande do Sul subiu para 108 o número de mortes em consequência da influenza A (H1N1) – gripe suína, na Região Sul (52 em Santa Catarina, 33 no Rio Grande do Sul e 23 no Paraná). Os três estados já contabilizam 1,6 mil casos da doença. As informações são de autoridades locais da área de saúde.



Na próxima quinta (19) e sexta-feira (20), técnicos da Secretaria de Saúde do Paraná irá vão se reunir com os colegas do Ministério da Saúde quando serão disponibilizados todos os dados sobre a doença no estado. "Criamos a Comissão Estadual de Infectologia e vamos disponibilizar os dados que já temos ao ministério, em uma reunião marcada para quinta e sexta-feira em Brasília", disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.




Dos 23 mortos no Paraná, 20 teriam outras doenças associadas, segundo a secretaria. Entre as doenças estariam a pneumopatia, asma, cardiopatia, tuberculose e leucemia. Parte deles também buscou o tratamento no estado avançado da gripe.



"O tratamento com o Tamiflu precisa ser precoce. Quem tem febre acima de 38 graus, dor de garganta e tosse, geralmente tosse seca, tem que procurar assistência [rapidamente]", orienta o médico infectologista Moacir Pires Ramos. "E o médico tem que prescrever o antiviral, não dá tempo de esperar para saber se o caso é grave ou não", disse.




Na última sexta-feira (13), o ministério divulgou um levantamento segundo o qual metade dos pacientes que morreram em Santa Catarina teve acesso tardio ao antiviral oseltamivir, conhecido pelo nome comercial Tamiflu. Uma equipe de técnicos também foi enviada ao Rio Grande do Sul.



Ramos, que integra a comissão montada pelo governo do Paraná, explicou que o número de casos da doença registrados este ano não é algo inesperado. "A literatura médica mostra que, sempre que surge um vírus novo, ele faz uma onda grande [de casos] e, depois, ondas menores, secundárias, até o vírus se tornar sazonal", disse o infectologista. "O que estamos vendo agora não é nada de excepcional, é uma onda de menor intensidade que não se compara ao que houve em 2009", completou.



O estado recebeu no último sábado (14) do Ministério da Saúde um lote extra com 200 mil doses de vacinas contra a gripe, o que eleva para 2,2 milhões o total de doses destinadas ao estado. As novas doses serão disponibilizadas para os mesmos grupos de risco, com algumas ampliações desses grupos, conforme cada município.




"A vacina contra a gripe tem duração de um ano, nenhum país é capaz de imunizar todo mundo anualmente", disse Moacir Pires Ramos. "O remédio está disponível, é só prescrever. E adotar as medidas de precaução, como lavar as mãos ou usar álcool em gel, o que também evita outras doenças, como diarreia e meningite."



Os médicos de todo o país estão orientados a prescrever o Tamiflu aos pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento. O medicamento é mais eficaz nas primeiras 48 horas desde o início dos sintomas.
Edição: Aécio Amado.
Inserção de Imagens: Sidney Azevedo.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

SAMU 192!!!

Moradores de 12 cidades do sul fluminense passam a contar com 20 ambulâncias do Samu.

 

Da Agência Brasil





Rio de Janeiro - Cerca de 900 mil pessoas dos 12 municípios da região do Médio Paraíba, no sul fluminense, serão beneficiadas por 20 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A sede regional da unidade foi inaugurada hoje (3), no município de Volta Redonda. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde.



Das 20 ambulâncias, 13 oferecerão suporte básico e sete, avançado. De acordo com o subsecretário, uma parte dos veículos ficará em Volta Redonda e a outra em bases nos demais municípios. Algumas pequenas reformas e adequações ainda serão feitas, mas o sistema já está em funcionamento.




O subsecretário de Atenção à Saúde, Alfredo Scaff, disse que o serviço poderá ser usado por qualquer cidadão que estiver com algum problema de saúde. “O Samu é um grande ganho para a região como um todo, porque organiza todo o sistema de resgate, dando celeridade, racionalidade e melhorando o atendimento em casos de urgência e emergência”, destacou.



O Samu atende por meio do telefone 192. “A ligação cairá em uma central de regulação, e a pessoa será atendida por profissionais de saúde e médicos. A situação será analisada, e dependendo de cada caso, serão enviadas ambulâncias básicas, para urgências, e ambulâncias avançadas, para as emergências”, completou o subsecretário.



Segundo Scaff, parte dos recursos para o serviço será custeada pelo Ministério da Saúde, outra parte, pelo estado, e o restante virá dos municípios. “O estado vai custear mensalmente o mesmo valor que o Ministério da Saúde, que hoje é da ordem de R$ 419 mil por mês para todos os municípios da região, que serão responsáveis por complementar com os recursos necessários para manter o funcionamento do sistema.”



A iniciativa irá atender aos municípios de Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Itatiaia.




Edição: Juliana Andrade
Edição e Imagens: Sidney Azevedo

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Já passam de 213 mil, candidatos!!!

TSE já contabiliza mais de 213 mil pedidos de registro de candidaturas.


Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil



Brasília – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já contabiliza 213.869 pedidos de registro de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições municipais deste ano. Os números são do DivulgaCand 2012, sistema do TSE, atualizados no fim da noite de ontem (7). Hoje (8) é o último dia para a Justiça Eleitoral publicar a lista de pedidos de registros apresentados por partidos, coligações e candidatos para o pleito de 7 de outubro.



Dos 213.869 registros até as 22h de sábado (7), 199.372 eram pedidos de candidatos a vereador, 7.268 a prefeito e 7.229 a vice-prefeito. O estado que mais registrava pedidos de candidatura até a última atualização era São Paulo, com 59.770 registros. Alagoas era o estado com menos pedidos, 792.



Terminou segunda(8) o prazo para que a Justiça Eleitoral envie à Receita Federal os dados dos candidatos cujos pedidos de registro tenham sido feitos por partidos ou coligações para que o Fisco possa emitir número de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).


A partir deste domingo, o calendário eleitoral também prevê o começo da convocação dos partidos políticos e da representação das emissoras de rádio e televisão para a elaboração do plano de mídia para o horário eleitoral gratuito. A propaganda eleitoral gratuita começará a ser exibida no dia 21 de agosto, 47 dias antes do primeiro turno da votação.



Além das estatísticas, o DivulgaCand 2012 também permite o acesso a informações prestadas pelos candidatos à Justiça Eleitoral, como declaração de bens, certidões criminais e previsão de gastos de campanha. Qualquer cidadão pode consultar o sistema por meio da página do TSE na internet, no link DivulgaCand 2012.



Edição: Nádia Franco
Edição e imagens: Sidney de Azevedo

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Agora pode!!!

Candidatos podem fazer propaganda eleitoral a partir de hoje!!!

Da Agência Brasil


Brasília - A partir de hoje (06) a propaganda eleitoral está liberada para candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições de 2012. Eleitores e candidatos devem estar atentos às regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Estão proibidos qualquer tipo de distribuição de brindes, tais como camisetas, bonés, canetas, cestas básicas ou outros produtos que favoreçam ao candidato. Os cartazes e placas em locais públicos também estão proibidos. Quem descumprir esta regra será notificado e terá 48 horas para remover a propaganda sob pena de multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.



O TSE permite a colocação de cavaletes e placas móveis ao longo das pistas e estradas, assim como bandeiras, faixas e mesas para distribuição de folhetos. Esse tipo de propaganda pode ser utilizada entre 6h e 22h. Propagandas em bens particulares, como casas e lojas, será permitida desde que não ultrapasse o tamanho de quatro metros quadrados e não pode ser paga. Outdoors estão expressamente proibidos.



Os carros de som e trios elétricos devem circular a uma distância mínima de 200 metros de escolas, hospitais, igrejas, bibliotecas e teatros. Os showmícios continuam proibidos.


Na internet está liberada a divulgação em sites e blogs dos candidatos, partidos e coligações devidamente registrados. Nas redes sociais, a divulgação também está garantida. Os concorrentes poderão, ainda, enviar mensagens eletrônicas para e-mails previamente cadastrados. As mensagens deverão possuir mecanismo que permita o descadastramento de quem a receber.



Nos jornais impressos, as mensagens deverão ocupar um oitavo da página e deverão conter o valor referente ao uso do espaço no jornal de forma visível. Também está autorizada a reprodução virtual das propagandas dos meios impressos.



A propaganda no rádio e TV começará no dia 21 de agosto e vai até 4 de outubro e será transmitida das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30 no rádio; e das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão.



Edição: Fábio Massalli

domingo, 1 de julho de 2012

Políticos o tempo é curto!!!

Registro de candidatura vai até quinta.

Sul Fluminense



Não basta querer. Para lançar-se candidato nas eleições, é preciso respeitar uma série de condições, apresentar requeridas documentações e realizar o registro no cargo pretendido. E para isso há um prazo. Para as eleições municipais deste ano, a data é até quinta-feira, dia 5 de julho.



Qualquer cidadão maior de 18 anos tem este direito, o de concorrer a um cargo eletivo nas eleições, mas de acordo com as leis da constituição, deve preencher alguns quesitos de elegibilidade. Apesar de já terem passado as convenções dos partidos e coligações, onde foram lançados alguns nomes que vão concorrer aos cargos de prefeito e vereador, ainda podem ser feitos os registros.



Dentre as exigências básicas estão a nacionalidade brasileira, alfabetização, pleno exercício dos direitos políticos, alistamento eleitoral e a filiação partidária. Com relação às eleições municipais, o candidato ainda precisa possuir domicílio eleitoral na respectiva cidade. E especificamente para o cargo de prefeito, deve-se ter mais de 21 anos.



Sobre o domicílio eleitoral, é preciso que respeite o prazo de pelo menos um ano de antecedência ao dia das eleições em caso de transferência; ou seja, é preciso que a situação do candidato esteja regularizada desde 7 de outubro de 2011. E estar com a filiação deferida pelo partido político na mesma data - salvo a possibilidade de o estatuto partidário estabelecer um prazo superior.



Registro para candidatura



Na hora de se registrar para concorrer nas eleições, o candidato só pode se inscrever para um cargo eletivo. Quanto ao prazo, são aceitos os registros feitos até às 19 horas do dia limite - 5 de julho.



Para o cargo de prefeito e vice-prefeito, o registro de candidatos se fará sempre em chapa única e indivisível - os dois nomes são registrados juntos -, ainda que resulte da indicação de coligação, ou seja, com candidatos de partidos diferentes.



Nos Municípios onde houver mais de uma Zona Eleitoral, será de responsabilidade dos Juízes Eleitorais designados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na hipótese de coligação, o pedido de registro dos candidatos deverá ser subscrito pelos Presidentes dos partidos políticos coligados, ou por seus delegados, ou pela maioria dos membros dos respectivos órgãos.



Burocracia



De acordo com os principais cartórios, o pedido de registro deve sempre ser apresentado obrigatoriamente em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas - o Módulo Externo (CANDex) -, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.



O CANDex poderá ser obtido nos sítios do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, ou, diretamente, nos próprios Tribunais Eleitorais ou nos Cartórios Eleitorais, desde que fornecidas pelos interessados as respectivas mídias.



Fonte: Diário do Vale