quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Gestos pequenos, Grandes Mudanças!!!

Pequenos gestos podem sim mudar o mundo!!!

ECA Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.



Às vezes certas coisas passam despercebidas, mais se tivermos um pouco de sensibilidade podemos sim mudar o mundo, quando falo em mudar o mundo quero dizer mudarmos o mundo que está ao nosso redor, as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, as crianças, os jovens os de meia idade como eu (39 anos), os mais velhos um pouco e os que fazem parte desta seleta 3ª idade.


Estive na Creche hoje à tarde onde pude presenciar o belo trabalho que o Departamento de Cultura está fazendo. No Brasil de hoje existem poucos projetos voltados para este público tão importante e essencial que é o público infantil. Estes pequeninos além de serem dotados de grande energia apresentam também facilidade no aprendizado.
O projeto “Fazendo Arte – Sou criança Sou Artista” tem a finalidade de incorporar a boa música na vida das crianças .“Hoje em dia somos bombardeados com músicas obscenas que menosprezam a família atacando principalmente as mulheres, as crianças e os adolescentes”, comentou a Idealizadora do projeto Lorena Zacarias.

O Projeto consiste em melhorar o intelecto da criança através da música e conta com a parceria da Creche, da Secretaria de Educação (Departamento de Cultura) e principalmente com os pais e amigos que querem ajudar como voluntários. Neste primeiro momento o Projeto foi apresentado para os pais e educadores da creche com o intuito de saber mais sobre ele e poder realizá-lo na melhor forma possível para nossos valorosos baixinhos.

O dia a dia na creche é muito produtivo. Os pequenos recebem cuidados e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. No parque, se divertem. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim é o dia a dia das crianças em nossa creche. Essas atividades compõem os conteúdos desse nível da Educação Básica. O termo é recente nessa etapa do ensino, mas tem se difundido graças às descobertas sobre a evolução cognitiva e emocional dos bebês.

“Estamos dando um paço importante na Educação Básica de nosso município e nossas crianças terão a oportunidade de aprenderem através da música. Podemos sim fazer um mundo melhor, não prometemos salvar o mundo, mais não custa nada plantar e cultivar bondade no coração destas crianças.” Comenta Lorena Zacarias.

A criança que se sente amada, aceita, valorizada e respeitada, adquire autonomia, confiança e aprende a amar, desenvolvendo um sentimento de autovalorização e importância. E é nesta tenra idade que as crianças se desenvolvem muito rapidamente por isso estimular as crianças com atividades e brincadeiras são essenciais na vida destes pequeninos.

Equipe Departamento de Cultura: Ana Paula, Débora, Elton, Giovanni, Lorena Zacarias, Romário, Sarah Mesquita e Wilian.
Esteve Presente no Evento Representando a Educação a Pedagoga e nossa amiga Graça.
Agradecemos a Diretora da Creche minha amiga Denise e a todos os funcionários que nos receberam com muita cortesia e carinho.

Agradecimentos também a SMECEL por apoiar mais este projeto.


Edição e Inserção de Imagens: Sidney Azevedo.

Fotos: Débora Gastão

Nenhum comentário:

Postar um comentário