sábado, 14 de janeiro de 2012

Depois de quase 100 anos a história se repete!!!

Acidente deixou cinco mortos; havia 4.324 pessoas a bordo, 56 delas brasileiras.


O capitão do transatlântico Costa Concordia, que naufragou na noite de sexta-feira próximo à ilha de Giglio, na costa oeste da Itália, foi preso neste sábado. A detenção de Francesco Schettino, de 52 anos, foi confirmada pelo procurador Francesco Verusio, da província de Grosseto. Ele pode ser indiciado por homicídio culposo. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, o capitão foi interrogado e disse que o navio atingiu uma pedra que não constava nos mapas náuticos.

Membros da tripulação acusaram Schettino de imperícia, o que teria provocado o acidente. "Quando você navega na costa, você não usa mais o piloto automático, mas o (piloto) manual. É, portanto, critério do comandante escolher a distância da costa e a navegação foi longe demais desta vez", disse um oficial do navio que pediu para não ter sua identidade revelada.

Enquanto isso, mergulhadores vão prosseguir durante toda a madrugada deste domingo as buscas por 43 desaparecidos na área do naufrágio. Cinco mortes foram confirmadas – dois turistas franceses e um tripulante peruano. Além disso, a Capitania dos Portos registrou 67 feridos.
A assessoria de imprensa do Itamaraty disse que alguns brasileiros resgatados entraram em contato com o consulado brasileiro em Milão, cidade para onde já foram 26 deles. Até o momento, não há nenhum registro de brasileiros feridos ou desaparecidos no acidente. De acordo com o ministério das Relações Exteriores, caso um brasileiro fosse vítima do naufrágio, o procedimento normal seria as autoridades italianas contatarem o Brasil para informar sobre o caso, o que não ocorreu.


A Costa Cruzeiros, empresa proprietária do transatlântico, divulgou a nacionalidade dos passageiros, no total oriundos de 62 países. Entre eles estavam 989 italianos, 569 alemães, 462 franceses, 177 espanhóis, 129 americanos, 127 croatas, 108 russos, 17 argentinos, onze portugueses, dez colombianos, dez chilenos, oito peruanos, cinco venezuelanos, dois cubanos, dois equatorianos, dois mexicanos e um uruguaio.



Vazamento – O presidente da Costa Cruzeiros, Gianni Onorato, declarou que o navio está "em segurança" e não há perigo de vazamento de combustível para o mar. Segundo o executivo, uma equipe técnica holandesa está a caminho do local do acidente para lidar com possíveis problemas ambientais.



Onorato repeliu acusações de que o Costa Concordia tombou porque navegava fora do curso. "Não é correto dizer que o navio estava fora do curso, houve um evento totalmente inesperado. O Costa Concordia atingiu uma pedra não marcada no mapa náutico", alegou.



Desconcerto – O acidente com o transtlântico foi qualificado pela companhia dona do navio como "desconcertante" em uma nota publicada na internet. No comunicado, a Costa Cruzeiros afirma que está de luto e manifesta sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. Além disso, diz que todos os "esforços estão concentrados nas últimas operações de emergência, além de oferecer assistência aos hóspedes e à tripulação que se encontrava a bordo do navio".



A embarcação fazia uma viagem pelo Mediterrâneo e saiu do porto de Civitavecchia, a 80 quilômetros da capital Roma, com destino a Savona, no norte do país. De lá, partiria num cruzeiro com escalas em Palermo (Sicília), Cagliari (Sardenha), Palma de Mallorca, Barcelona (Espanha) e Marselha (França). Cerca de 2 horas depois de zarpar, por volta das 21h30 (18h30 de Brasília), as sirenes soaram.



O Costa Concordia era um dos navios mais luxuosos do mundo. De acordo com o site da empresa dona da embarcação, possuía 1.500 camarotes, cinco restaurantes, treze bares, quatro piscinas e um spa com 6.000 metros quadrados, além de teatro com três andares, cassino, discoteca e um cinema 4D – que, além do equipamento convencional das salas com projeção em 3D, possui estímulos sensoriais como vento, aromas e poltronas que podem tremer.



Quase sem anos se passam e a história se repete, em 15 de abril de 1912, o Titanic afundou matando milhares de pessoas, na noite de sexta-feira (13) o transatlântico Costa da Concórdia comandada pelo capitão Francesco Schettino naufragou.

O Titanic não era tão moderno, mais o Costa da Concórdia até eu pilotoria, pra quem não sabe ele tinha piloto automático, como diria Boris Casoy, “Isto é uma vergonha!”


Fonte: G1


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